Com apoio da Sýndreams, esta semana eu disponibilizei uma ferramenta prática para construção do MVP (Produto Mínimo Viável).

Para fazer download do arquivo em formato PDF, acesse:

http://sandraelisabeth.com.br/mvp-canvas-design-by-sandra-elisabeth/

Lean Startup e MVP

A metodologia Lean Startup propõe “uma síntese entre a visão da empresa (ou startup) e que os clientes aceitariam: não se render ao que os clientes acham que querem ou dizer aos clientes o que eles devem querer, e sim o que precisam” (RIES, 2012). O ciclo do Lean Startup é construir, medir e apreender.

Contraposição do ciclo PDCA com a metodologia Lean Startup (ELISABETH e CALADO, 2017, p.84).

Como especialista internacional em Lean Startup, publiquei dois livros sobre o tema em co-autoria com Robsom Calado (versões em inglês e português):

Um dos principais desafios da metodologia é definir qual o produto minimo viável que o cliente está disposto a comprar. A ferramenta proposta irá auxilia na construção do MVP identificando:

  • Público-alvo (clientes);
  • Principais valores para os clientes;
  • O que o produto oferece para atender cada valor;
  • Recursos disponíveis; e
  • Tarefas para finalizar o MVP.

De forma prática e distribuição com Licença Creative Communs, o MVP Canvas pode ser utilizado sozinho ou interligado com outras ferramentas gerenciais como o Business Model Canvas, SWOT, Oceano Azul entre outras.

O MVP Canvas é utilizado pela Sýndreams com startups e empresas de diversos setores para desenvolverem seus produtos ou serviços. Como ferramenta de inovação auxilia também as áreas de empresas a criarem soluções rápidas com os recursos disponíveis.

Para fazer download do arquivo em formato PDF, acesse:
http://sandraelisabeth.com.br/mvp-canvas-design-by-sandra-elisabeth/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *