MVP Canvas by Sandra Elisabeth

Com apoio da Sýndreams, esta semana eu disponibilizei uma ferramenta prática para construção do MVP (Produto Mínimo Viável).

Para fazer download do arquivo em formato PDF, acesse:

http://sandraelisabeth.com.br/mvp-canvas-design-by-sandra-elisabeth/

Lean Startup e MVP

A metodologia Lean Startup propõe “uma síntese entre a visão da empresa (ou startup) e que os clientes aceitariam: não se render ao que os clientes acham que querem ou dizer aos clientes o que eles devem querer, e sim o que precisam” (RIES, 2012). O ciclo do Lean Startup é construir, medir e apreender.

Contraposição do ciclo PDCA com a metodologia Lean Startup (ELISABETH e CALADO, 2017, p.84).

Como especialista internacional em Lean Startup, publiquei dois livros sobre o tema em co-autoria com Robsom Calado (versões em inglês e português):

Um dos principais desafios da metodologia é definir qual o produto minimo viável que o cliente está disposto a comprar. A ferramenta proposta irá auxilia na construção do MVP identificando:

  • Público-alvo (clientes);
  • Principais valores para os clientes;
  • O que o produto oferece para atender cada valor;
  • Recursos disponíveis; e
  • Tarefas para finalizar o MVP.

De forma prática e distribuição com Licença Creative Communs, o MVP Canvas pode ser utilizado sozinho ou interligado com outras ferramentas gerenciais como o Business Model Canvas, SWOT, Oceano Azul entre outras.

O MVP Canvas é utilizado pela Sýndreams com startups e empresas de diversos setores para desenvolverem seus produtos ou serviços. Como ferramenta de inovação auxilia também as áreas de empresas a criarem soluções rápidas com os recursos disponíveis.

Para fazer download do arquivo em formato PDF, acesse:
http://sandraelisabeth.com.br/mvp-canvas-design-by-sandra-elisabeth/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *