Em outros momentos já conversamos sobre o que é marketing. Hoje quero falar sobre os custos de marketing.

É comum os empreendedores misturarem custos de marketing com custos variáveis de produção, principalmente quando o produto é na verdade a prestação de serviços.

A teoria diz que custos variáveis são os envolvidos diretamente na fabricação do produto e serviço e custos de marketing são as saídas de caixa que auxiliam a empresa vendê-los.

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Para facilitar, postarei abaixo os principais custos de marketing:

Produto

  • P&D,
  • Desenvolvimento,
  • Inovação.

Preço

  • Estudo de preços no mercado
  • Descontos oferecidos

Promoção

  • Propaganda e publicidade,
  • Visita a parceiros,
  • Manutenção do carro usado nas visitas de parceiros,
  • Material usado nas visitas para parceiros,
  • Cartão de visita,
  • Redes Sociais,
  • Agência de publicidade.

Praça

  • O aluguel pode ser considerado parte do custo de marketing quando a localização do imóvel é situação sine qua non para a existência do empreendimento.

Vendas

  • Porcentagem paga aos representantes de vendas,
  • Materiais usados em vendas,
  • Custos de combustível, pedágio, quando a viagem é para visitar o cliente,
  • Manutenção do carro usado pela equipe de vendas.

É importante separar estas despesas, pois assim o empreendedor passa a saber exatamente quanto está investindo em cada centro de custos e comparar os resultados obtidos em cada um deles.

Digo investindo, pois cada um destes custos precisa obrigatoriamente dar retorno a empresa.

E por isto separamos custos de marketing – que oferece retorno financeiro e de vendas – dos custos variáveis, que são aplicados diretamente na fabricação.

Para o fluxo de caixa, não há diferenças no resultado final, mas esta simples ação facilita e melhora a tomada de decisão!

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