Em outros momentos já conversamos sobre o que é marketing. Hoje quero falar sobre os custos de marketing.
É comum os empreendedores misturarem custos de marketing com custos variáveis de produção, principalmente quando o produto é na verdade a prestação de serviços.
A teoria diz que custos variáveis são os envolvidos diretamente na fabricação do produto e serviço e custos de marketing são as saídas de caixa que auxiliam a empresa vendê-los.

Para facilitar, postarei abaixo os principais custos de marketing:
Produto
- P&D,
- Desenvolvimento,
- Inovação.
Preço
- Estudo de preços no mercado
- Descontos oferecidos
Promoção
- Propaganda e publicidade,
- Visita a parceiros,
- Manutenção do carro usado nas visitas de parceiros,
- Material usado nas visitas para parceiros,
- Cartão de visita,
- Redes Sociais,
- Agência de publicidade.
Praça
- O aluguel pode ser considerado parte do custo de marketing quando a localização do imóvel é situação sine qua non para a existência do empreendimento.
Vendas
- Porcentagem paga aos representantes de vendas,
- Materiais usados em vendas,
- Custos de combustível, pedágio, quando a viagem é para visitar o cliente,
- Manutenção do carro usado pela equipe de vendas.
É importante separar estas despesas, pois assim o empreendedor passa a saber exatamente quanto está investindo em cada centro de custos e comparar os resultados obtidos em cada um deles.
Digo investindo, pois cada um destes custos precisa obrigatoriamente dar retorno a empresa.
E por isto separamos custos de marketing – que oferece retorno financeiro e de vendas – dos custos variáveis, que são aplicados diretamente na fabricação.
Para o fluxo de caixa, não há diferenças no resultado final, mas esta simples ação facilita e melhora a tomada de decisão!