O movimento de startups e pequenos empreendimentos vêm crescendo mais a cada dia que passa. Mais e mais empreendedores têm grandes ideias e resolvem coloca-las em prática rapidamente no mercado.

Sabemos, no entanto, que conseguir dinheiro para tirar uma ideia do papel ou para aumentar a escalabilidade não é algo tão simples. Além de todos os documentos, planos e provas que seu empreendimento será muito lucrativo, há ainda a necessidade de uma apresentação sobre o negócio.

Se essa apresentação fosse depois de enviados todos os documentos e provas que o negócio é realmente bom, talvez fosse mais fácil. O problema é que geralmente precisamos primeiro convencer o investidor a nos ouvir ou a ler esses registros. Esse processo de ‘convencimento’ pode ser chamado de pitch: uma apresentação que pode variar de 1 a 5 minutos.

Talvez você já saiba que um pitch tem esse tempo e ache difícil colocar todas as informações nele.

Quero aqui deixar algumas dicas para que você consiga montar sua apresentação no tempo desejado:

Apresentações01

1º Caso você tenha apenas 1 minuto para fazer o pitch:

Priorize:

a. O que você faz, qual é o seu negócio estratégico, ou seja, qual benefício você vende para o seu cliente.

Exemplo: se você desenvolveu um software inicie dizendo “meu negócio é facilitar a gestão empresarial, oferecendo recursos para rápida tomada de decisão, através de software”.

b. O que você busca; deseja do investidor. Lembre-se nesse momento o que você mais precisa é do tempo dele, para poder te ouvir e compreender mais sobre sua ideia.

Sugestão: “Gostaria de uma reunião de 15 minutos para poder lhe dar mais detalhes do meu projeto. Aqui esta meu cartão, se puder gostaria de ficar com o seu para lhe enviar mais informações”.

Você pode pensar ‘só 15 minutos?’ não é muito pouco?! Não, é tempo suficiente. Provavelmente se o investidor gostar da sua ideia lhe dará mais do que isso de tempo. Você pede 15 minutos porque sabe que ele é uma pessoa ocupada e por isso você respeita e entende. Assim só quer 15 minutos!

apresentações032º Caso você tenha 2 minutos para fazer o pitch:

Complemente a apresentação anterior com:

a. Quanto você já faturou até o momento ou quantos pedidos você já têm para entregar.

Caso você não tenha faturado nada e não tem nenhum cliente em vista, esse ainda não é o momento para buscar um investidor. Já falamos em outros artigos que os investidores preferem os negócios que já estão faturando, mesmo que pouco, e que tenha previsão de crescimento!

3º Caso você tenha de 3 minutos para fazer o pitch:

Siga as seguintes instruções:

a. O que você faz, qual é o seu negócio estratégico, ou seja, qual benefício você vende para o seu cliente.

b. Apresente informações importantes sobre o mercado. ATENÇÃO o investidor sabe que o Brasil está em crise, então não repita esta informação para ele ouvir. Traga dados relevantes sobre o seu mercado específico. Uma dica é buscar informações nos sindicatos e associações que atuem em mercados semelhantes ao seu.

c. Mostre seus concorrentes, diga quem eles são. Jamais se considere único, a não ser que você tenha a patente industrial. Se esse for o caso, fale isso na apresentação. IMPORTANTE não diga que seu concorrente é pior que você, diga apenas o que você faz e o que o seu concorrente faz (não precisa falar meu concorrente não faz…). A decisão de melhor ou pior fica por conta de quem está te ouvindo!

d. Depois diga como você ganha dinheiro com seu empreendimento; você vende, aluga, empresta, ganha com publicidade, etc. E depois como vai garantir a escalabilidade do negócio.

e. E por fim apresente sua equipe e o que cada um faz. Não precisa apresentar os PhDs de cada um, apenas quem são e quais as responsabilidades que têm na empresa.

Apresentações02Parece que vai passar o tempo, mas na verdade esse modelo cabe em 2 minutos e 45 segundos, comprovadamente. LEMBRE-SE claro de colocar só as informações necessárias, sem firulas! Cinco (5) slides são suficientes para uma apresentação destas, uma para cada tópico.

Se você tiver menos de 3 minutos para fazer um pitch, NÃO USE SLIDES, no máximo uma tela com sua logomarca.

Outro ponto importante a considerarmos: o pitch é uma venda! O investidor é como um cliente. Assim não se prenda em informações técnicas de como seu produto funciona, prefira dizer os benefícios que ele traz. Se o investidor se interessar pelo seu produto ele vai perguntar dados técnicos e provavelmente te convidará para uma reunião mais longa!

Muita informação vai transformar sua apresentação em uma “narração de jogo de futebol” e não é esse o objetivo. Você precisa falar com calma e tranquilidade, lembre-se disso e boa sorte em sua próxima apresentação!

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