Decifrando dados e informações para o sucesso!

“Talvez vá parecer que estou mudando o foco deste blog; porém no final observarão que tem tudo a ver!”

AlvoComo já devem saber sou diretora da Sýndreams Aceleradora e também professora universitária, que como tal, além de lecionar tenho o papel de ajudar os jovens a se encontrarem profissionalmente.

Neste papel, ouço muito coisas do tipo: ‘faço contabilidade porque gosto de matemática’; ‘faço farmácia porque odeio química’ ou ainda ‘faço engenharia de produção, mas só gosto da parte administrativa’.

Pois bem, o que isso significa? Será que os jovens estão tomando decisões sem ter informações suficientes sobre o assunto a ser decidido? Será que assim como fazem com as notícias da Internet, apenas leem o título e acham que já sabem tudo sobre o tema e podem decidir? Se essa é atitude dos jovens no momento de decidirem suas vidas, suas carreiras… me pergunto: “- Como estão decidindo sobre todo o resto?”.

Percebo que os empreendedores estão seguindo esse mesmo modelo – ler o título e achar que sabe. Eles ouviram na TV e viram na Internet que existe um tal de Investidor Anjo que dá dinheiro para as Startups e a partir daí passaram a acreditar que basta ter uma ideia para ficarem milionários.

Sei que não falta informação, sinto que falta atenção de quem está “lendo” as informações. Se os jovens ou empreendedores tivessem mais atenção descobririam, por exemplo, que contabilidade é uma ciência social aplicada (não uma ciência exata) e que apesar dos cálculos contábeis, no final do dia o que conta mesmo é saber quais decisões tomar baseado na interpretação dos números apresentados! Perceberiam que existe sim o Investidor Anjo, porém ele só vai colocar dinheiro em uma startup que já está faturando, que mostrou que existe cliente para seu negócio.

E claro, para tomar decisões é sempre necessário conhecer o assunto com profundidade, seja sobre sua carreira ou o destino da sua empresa!

Portanto pare de “achar que”; certifique-se que compreendeu tudo, tire a prova dos nove; conheça bem… depois decida-se. Só assim alcançamos o tão desejado sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *