Só preciso de marketing e divulgação!

Alguns meses atrás eu estava “sapiando” os canais e parei para assistir a repise do “Saí de Baixo – Temporada 05 Episódio – O Segredo do Canguru Perneta” no Canal Viva.

consumidor-insatisfeito No início do programa a “garçonete” (Márcia Cabrita) serve o cliente que vê algo se mexendo no fundo do prato e ao questionar recebe a informação que se trata de um ‘desenho animado’ e começa a bater no prato com sua sandália… Na sequencia, um dos clientes afirma que não vai pagar a conta!!! Não vou mentir as cenas são engraçadas, porém o que mais nos interessa vem na sequencia, quando ao ser cobrado do aluguel Vavá (Luiz Gustavo), que está sem dinheiro, diz que o restaurante só precisa de DIVULGAÇÃO para vender mais e assim ter dinheiro para pagar o aluguel!

Perdoem-me a franqueza, mas eu engasguei de tanto rir nesta última parte! Sabem por quê? Por que eu escuto isto de 99% dos empreendedores diariamente e sempre ditos em circunstancias muito parecidas com a ocorrida neste Episódio do Saí de Baixo.

Ou seja, o cliente não está comprando porque identificou algum problema com o produto ou serviço, ou não está satisfeito com alguma coisa e o empreendedor quer resolver isto com divulgação!

É claro que o empreendedor não diz divulgação, ele diz marketing. E quando pergunto o que de “marketing” ele pensou e a resposta é: fazer um folder, melhorar o site, colocar nas redes sociais… ou seja, divulgação.

(Leia sobre as diferenças entre marketing e publicidade e propaganda no artigo: Marketing x Publicidade e Propaganda)

Voltando ao episódio citado, é claro que o problema não é divulgação (e quem tiver a oportunidade de assistir a temporada 5 completa vai perceber isso muito bem) e fica claro, afinal tem uma barata no prato do cliente!

O problema é que com os empreendedores reais nem sempre a “falha” está tão clara e óbvia! Muitas vezes as vendas não acontecem porque nem se conhece o cliente, não se sabe o que ele quer. Ou ainda porque ninguém se deu o trabalho de sair para vender.

propaganda

Infelizmente, o jovem empresário de hoje acredita que tudo SÓ acontece na Internet e que basta ele ter um site bem posicionado no Google e fazer anúncios que automaticamente ele vai vender!

Se fosse verdade, a indústria automobilística não sentiria a crise econômica, não pediria para o governo lhe oferecer subsídios e diminuição dos tributos, não negociaria demissão voluntária de funcionários, não entraria em recuperação judicial… afinal eles fazem propaganda na TV, no rádio, merchandising nas novelas, patrocinam vários eventos!!!

E querem saber, alguém já viu propaganda da Ferrari? E da Porche? E da Lamborghini? Comparem com a quantidade de propagandas que já vimos da Volkswagen, da JAC Motors. E a pergunta agora é: ‘você enquanto empreendedor queria ser o dono de qual dessas empresas?’ a que fatura mais de R$ 1.000.000,00 por carro vendido ou a que fatura aproximadamente R$ 50.000,00 por carro vendido?

Eu queria ser dona de quem fatura mais por carro vendido, porque é bem mais fácil administrar um negócio que produz pequenas quantidades e tem uma alta lucratividade!

O que eu quis dizer com tudo isso? Bem, que divulgação é apenas uma parte da empresa. Uma empresa bem sucedida precisa estar balanceada entre Produção x Finanças X Recursos Humanos e Marketing/ Vendas.

Só divulgar não adianta nada… e só para deixar um exemplo real , relembrem o caso da Cerveja Proibida

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