Como receber dinheiro dos investidores e das aceleradoras

Ultimamente percebo que os empreendedores deixaram de saber a diferença básica entre aceleradoras, investidores e banco! Digo isso porque vários deles afirmam que ainda não possuem um MVP (Produto Mínimo Viável) e que seu maior problema é a falta de dinheiro, por isso querem ser acelerados ou receber investimento anjo!

INDX

Bom, primeiro que INVESTIDOR nem sempre investe em ideia! Eles investem em produtos! Até os investidores americanos, vistos como os menos cautelosos, investem em Startups que já tenham validado seu MVP.

Assim, quando um empreendedor afirma que NÃO TEM MVP, seu maior problema é não ter tirado a ideia do papel ainda! É lógica!

O papel da aceleradora nesse cenário é acelerar o feedback do mercado sobre o MVP, ou seja, desenvolver clientes para a Startup testar e validar sua ideia, e depois disso (sabendo se o mercado quer mesmo comprar o produto) apresentar investidores anjo para o empreendimento.

lean startup imagem

Lembrando ainda, que os investidores brasileiros, só investem em “ideias” que já estão faturando! E como ideia não vende… Nossos empreendedores precisam ter um MVP rodando no mercado.

É claro que não precisa de um faturamento astronômico, mas é preciso que se tenha um indicativo de crescimento de vendas para ser interessante para nossos investidores nacionais!

Felizmente ou infelizmente essa é a NOSSA realidade!

É claro que tem empreendedor dizendo que precisa de alguns milhões de reais (ou até de dólares) para desenvolver um MVP.

Vamos fazer um exercício de compreensão: imagine que você vai comprar um carro. Você efetiva a compra sem saber qual é a marca, valor médio de revisão e peças, quanto consome de combustível, se tem alguma pendência de multa, antes de levar em um mecânico de sua confiança, e as vezes, se mulher, pedir ajuda ao pai ou namorado? NÃO!!! Pois bem! Estamos falando de um carro… Todo mundo sabe o que é, como funciona, etc. Porém, sem essas informações básicas ninguém compra um carro!

E como você acha que o investidor ou aceleradora se sentem quando um empreendedor pede dinheiro sem se quer ter validado seu produto no mercado?

invanjo

Isso tudo porque INVESTIMENTO não é EMPRÉSTIMO! No Investimento se o negócio quebrar ou não der certo o investidor perde dinheiro, muito mais que o empreendedor! Quando falamos de Empréstimo o banco vai cobrar os sócios, mesmo que o empreendimento tenha falhado… Neste caso, o banco não perde nada e ainda ganha muito quando as parcelas do empréstimo ficam atrasadas, só o empreendedor perde!

Investimento não é dinheiro fácil e de livre uso! É um dinheiro “carimbado”, o investidor vai cobrar aquilo que foi combinado ser feito e os resultados prometidos!

Sei que as vezes é necessário recursos financeiros para elaboração do MVP e o ideal é que o empreendedor se informe sobre os programas de fomento a inovação e empreendedorismo de seu estado, em São Paulo, por exemplo, a FAPESP tem o PIPE (inserir link do artigo) que fomenta a inovação através de investimentos a fundo perdido.

Então caros empreendedores! Peçam networking, peçam ajuda para tirar a ideia do papel, peçam conhecimento, só assim terão dinheiro de um investidor ou uma aceleradora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *