É muito comum as pessoas confundirem marketing com publicidade e propaganda. Este fato tem se tornado tão corriqueiro que até profissionais das áreas de comunicação fazem esta confusão.

Bom, vamos tentar entender as diferenças básicas entre estes dois conceitos:

Marketing é o processo administrativo e de gestão que visa compreender o cliente e o mercado objetivando desenvolver o melhor produto ou serviço para atender o desejo do seu público-alvo.

Para isto o marketing se utiliza de várias ferramentas estratégicas, entre elas está os 4P’s (produto; preço; promoção e praça).

Publicidade e propaganda é uma das possíveis ações realizadas dentro da ferramenta dos 4P’s: no P de promoção.

Veja o diagrama abaixo que explica melhor este fato:

Marketing

Ou seja, a publicidade e propaganda é menos que 1/4 do marketing. Não estou dizendo que a publicidade e propaganda são desnecessária, pelo contrário, é muito importante as empresas investirem na comunicação do seu empreendimento, mas sempre baseado em estratégias de marketing!

Agora, outra dúvida muito comum é sobre o Marketing Digital; ora é o processo de se pensar o marketing on line, ou seja, identificar os desejos dos clientes, desenvolver produtos ou serviços que os atendam e comunicar-se com estes clientes de forma digital.

Fazer marketing digital não é colocar anúncios no Google e no Facebook; isto é fazer comunicação digital ou publicidade e propaganda. Acompanhar os resultados da campanha também tem a ver com comunicação.

Para falar de marketing é necessário compreender que neste caso (marketing digital) tudo o que envolve os 4P’s precisa estar conexo com a ação de comunicação digital.

O melhor exemplo é o Caso da C&A com o projeto Anúncio Like; quando colocou um anúncio físico em revista com botão like do Facebook. De acordo com a revista Exame, a campanha foi criada pela DM9DDB, e veiculada em alguns exemplares da revista Contigo. O anúncio impresso e digital permitiu que as pessoas interagissem, curtindo o look preferido, sem ter de acionar nenhum device. Todas as revistas receberam uma placa eletrônica com componentes específicos e um chip da TIM, que armazenou as informações das pessoas cadastradas. Desta forma, cada “like” acionado resultou em uma publicação na timeline da pessoa que interagiu com o anúncio. Todas as consumidoras que fizeram o cadastro no Facebook receberam em casa um exemplar exclusivo da revista, com o anúncio impresso personalizado.

Perceba, não dá para fazer marketing digital pensando apenas na comunicação on line. Mesmo porque somos bombardeados diariamente por mais de um mil anúncios e o sucesso da comunicação estará com quem compreender a diferença entre marketing e propaganda; e passar a fazer “marketing de verdade” como Kotler sempre ensinou!

Um comentário em “Marketing x Publicidade e Propaganda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *