Recentemente, lancei meu 2º livro, intitulado “Planejamento estratégico lean: lean startup no Brasil”, já disponível para compra na Amazon.

Abaixo, eu juntamente com o Prof. Calado, apresentamos um pouco mais sobre o conteúdo deste livro!!!!

Prof. Calado e Sandra Elisabeth

Com este livro não esperamos apenas que as empresas recebam um grande investimento e que todos os negócios se transformem no “próximo Facebook.”

Na verdade, esperamos que o método apresentado possa minimizar ao máximo os riscos do próprio empreendedor em seu projeto. Ou seja, tentamos provar se a ideia original será viável ou não. Se ela tem mercado e qual e o amanho real dele!

Cada Startup que já passou por este processo teve seu sucesso particular. Algumas chegaram a conclusão que o investimento pessoal de tempo e recurso não valeria a pena pelos resultados que atingiriam. Outras perceberam que tinham grande potencial de crescimento, mas não de escala; ou seja, tem um ótimo faturamento, suficiente para os sócios e para manter o negócio, mas que não será a “pupila dos olhos” de grandes investidores.

E também ha quem desistiu antes mesmo de começar, por nas primeiras analises perceber que o mercado não estaria disposto a comprar a solução proposta, não da forma original! Seria necessário focar a oportunidade e desenhar outra solução para ela, o que alguns empreendedores acharam difícil de ser feito.

Assim, no final de tudo, este método já auxiliou empreendedores a evitarem utilizar todo o recurso de investimento que tinham, possibilitando a todos a chance de pivotar seus produtos/serviços e reiniciar o processo de validação de mercado; ou mesmo de utilizar este recurso para se estabelecer no mercado e continuar com um crescimento sustentável da empresa.

Desejo a todos muito sucesso e muito trabalho! Vamos lá, use o modelo proposto e teste sua ideia você também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *