Na Revista Exame de 07 de junho de 2017 a jornalista Aline Scherer publicou a seguinte matéria: “A vez da inovação enxuta”, apresentando como novidade o método Lean Startup usado em empresas para melhorarem seus processos inovadores.
Pois bem, talvez para estas empresas citadas (P&G, GE, Grupo Votorantim e Faber Castell) realmente seja novidade. Porem, na Sýndreams já utilizamos este método para inovar em empresas há algum tempo!
Apenas recapitulando: o Lean Startup é uma metodologia ágil de desenvolvimento de clientes, ou seja, uma forma rápida de descobrir o que o cliente realmente deseja comprar.
E para isto precisamos:
1º Plan: Planejar rapidamente, com o uso do Modelo De Negócios Canvas, para escolher entre as diversas opções de inovação;
2º Do: Construir, fazer, desenvolver o MVP – produto mínimo viável;
3º Check: Checar, testar como os clientes reagem a este MVP, estão ou não comprando?
4º Action: Agir, analisar os dados coletados e pivotar ou transmutar o produto para atender a necessidade do cliente.
São passos simples, que dão rapidez e agilidade as empresas, permitindo que elas inovem tanto quanto as startups do Vale do Silício.
Fato cada dia mais comprovado!