É comum alguns empreendedores e empresários em um determinado momento, principalmente nos de crise, acharem que o que falta para o negócio dar certo é dinheiro.

  • Dinheiro para mais marketing (sim, porque eles nem sempre sabem a diferença entre marketing e propaganda);
  • Dinheiro para aumentar a produção;
  • Dinheiro para aumentar a equipe;
  • Dinheiro para …..

Não seremos hipócritas; dinheiro é sim muito importante para dar continuidade a um empreendimento, porém nem sempre a solução é apenas buscar mais dinheiro.

Precisamos compreender que o Fluxo de Caixa da empresa é apenas um registro de entrada e saída de recursos, e quando falta dinheiro nesse “registro” é um sintoma que alguma coisa está errada!

justificativa

Veja: S I N T O M A, ou seja, efeito!

Isso significa que não adianta conseguir mais dinheiro com um investidor ou banco. Esse dinheiro só vai adiar a morte da empresa, caso a raiz do problema não seja descoberta.

É como uma pessoa com febre. Sabemos que essa febre é um sintoma e que é necessário que o médico descubra a causa da febre para efetuar a cura. Até que a doença seja descoberta, a pessoa pode tomar remédios para baixar a febre, porém se a causa da doença não for descoberta a febre voltará assim que o efeito do remédio passar!

Qual é o problema então em se buscar investidores ou bancos quando a empresa está com o “sintoma” de falta de recursos financeiros? O problema, é que quase sempre se esquece de procurar quais eram as causas desta falta! Assim, quando esse dinheiro acaba, o sintoma volta!

causa e efeito (2)

Claro que se houver folego financeiro é mais fácil para procurar a causa do problema, porque haverá mais tempo… Mas será mesmo necessário esperar faltar dinheiro para rever processos e avaliar a “saúde” da empresa?

Todos hão de concordar que quando a empresa tem dinheiro é muito mais fácil conseguir investimentos ou empréstimos. Assim, se o empreendedor percebe que há algo que precisa ser corrigido ou melhorado, ele deve o fazer imediatamente para que o problema não aumente.

Caso não consiga fazer isso sozinho, procure ajuda. Invista em conhecimento e desenvolvimento para o seu empreendimento.

Se você acha que não tem nada para melhorar, cuidado! Esse é um sintoma clássico de miopia de negócios!!!

E lembre-se, se as vendas estão ruins, não culpe a crise ou o seu concorrente. Identifique o que você pode fazer para melhorar esse cenário? Não espere acabar o dinheiro para tomar uma atitude! Como já discutimos anteriormente, quanto menos recurso financeiro mais difícil aplicar uma solução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *