Da série Planejamento Estratégico: A matriz de Ansoff ou matriz produto/mercado

A Matriz Ansoff foi desenvolvida por Igor Ansoff em 1965. Nascido na Rússia, foi para os Estados Unidos, onde atuou como consultor e professor. Era estudioso de Peter Drucker e Alfred D.

Apesar de “antiga” a Matriz de Ansoff é muito utilizada até hoje por empresas e startups que desejam ampliar seus mercados de atuação.

Com esta matriz a empresa ou startup poderá tomar quatro decisões diferentes:

1ª Ampliar suas vendas, oferecendo os mesmos produtos para o mesmo mercado, tirando cliente dos concorrentes diretos, ou seja, realizando a penetração de mercado. Neste caso, a empresa poderá chamar a atenção dos clientes com investimentos em publicidade e propaganda, programas de fidelidade ou até mesmo promoções que chamem a atenção do público que já compra da empresa.

Perceba, que não mexemos no público alvo! Este continua sendo o mesmo, assim como o produto!

Neste modelo de estratégia não há nenhum tipo de inovação!

2º Oferecer seus produtos e serviços para um novo mercado, ou seja, desenvolver mercado, identificando quais as necessidades e desejos de novos públicos alvos a empresa pode atender com o que já tem hoje.

Esta possibilidade, diz respeito apenas uma inovação de atendimento, vendendo por app; ou de nova estratégia de precificação, deixando o produto mais barato, por exemplo.

3º Desenvolver novos produtos e serviços para atender os mesmos clientes, ou seja, trabalhar com o desenvolvimento de produtos. E aqui entra o método lean startup e o planejamento estratégico lean! A implantação deste modelo é mais simples, pois a empresa e startup já tem contato com o cliente e conhece suas necessidades e desejos, facilitando o processo de inovação do produto.

4º E por fim, oferecer um novo produto para um novo mercado, ou seja, diversificar! A empresa poderá tanto diversificar, criando uma segunda linha de produtos mais baratos, que são produtos diferentes para públicos distintos, ou ainda, desenvolver algo completamente inovador, que atenderá necessidades distintas do mercado. O melhor exemplo é o da criação do PagSeguro em 2008 pela UOL. Perceba que o público da UOL e o serviço por ela prestado são bem diferentes do mercado do PagSeguro e do serviço disponibilizado por este. O que houve foi uma inovação total de produto e mercado!

Lembre-se que a melhor estratégia para sua empresa e startup sempre será a que melhor atende as necessidades da empresa versus o que o cliente espera.

Uma boa análise de mercado e de conhecimento do público alvo auxiliam no processo de tomada de decisão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *