Já ouvi muitos empreendedores iniciantes e empresários de carreira afirmando que “tudo fica lindo no papel, mas que no mundo real não dá certo!”.

Alguém aí já se perguntou por que isso acontece?

Bom, eu já! E confesso que no inicio também acreditava que a verdade era essa e que não havia nada a ser feito.

Porém, se essa é a única verdade porque ainda perdemos tempo planejando? Porque tantos autores escreveram livros e livros falando da importância de se colocar as ideias no papel para que elas virem realidade? Será que é tudo enganação?

Não é enganação! O problema de não conseguirmos colocar em prática o que está escrito no papel e, portanto não alcançar as metas ali inseridas é em grande parte devido a nossa falta de competência.

É isso mesmo! Por vezes desenvolvemos planejamentos estratégicos que nós mesmos não conseguimos cumprir… E o que nos falta para ter a competência necessária é capacitação!

competencias

O que esquecemos com frequência é que toda empresa é feita por pessoas! São as pessoas que fazem as coisas acontecer! Não são as máquinas, a rede, a velocidade da Internet, etc. São as pessoas. Sendo assim, no momento do planejamento estratégico precisamos levantar quais são as lacunas de capacitação existentes, ou seja, o que falta de conhecimento para aquela atividade ou ação ser realizada pelo seu responsável.

É fácil dizer que a equipe de vendas não bateu a meta e por isso o planejado não foi realizado, mas a equipe estava preparada para cumprir esta meta? Eles tinham o conhecimento necessário do produto, do cliente, da região onde venderiam? Ou faltou alguma coisa, algum conhecimento?

Levantar as lacunas de capacitação de uma empresa não é algo difícil.

Primeiro é necessário a empresa descobrir onde estão as falhas. E se achar complicado levantar isso compare-se com o seu concorrente: o que você faz melhor que ele? E pior? E não invente histórias do tipo “ah meu concorrente vende mais barato porque sonega impostos”, assuma: meu concorrente vende mais barato, eu preciso rever meus custos para verificar se posso também fazer isso!

Depois de saber quais são suas falhas verifique quais competências a empresa precisa ter para solucionar o problema. (Voltando no exemplo acima, talvez seu comprador precise melhorar a forma como negocia preço com fornecedores). Analise se internamente você já tem estas competências, caso não essa se torna uma lacuna de capacitação.

Observe que não estamos procurando “pessoas culpadas”, isso é muito fácil!  Estamos resolvendo o problema: capacitando as pessoas para que não errem mais!

E para evitar o erro, uma startup deve antes de colocar o plano em prática saber exatamente quais competências são necessárias para que dê tudo certo, como planejado. Caso não tenha isso internamente precisará capacitar a equipe antes, evitando os erros futuros.

Já disse muita coisa, quero que entendam que: uma empresa bem sucedida não procura culpados por as coisas não saírem como o planejado. Ela entende o que aconteceu e corrigi a rota. E essa correção invariavelmente passa por capacitação!

Lembre-se disto no momento de “colocar a culpa de” em alguém! Façam acontecer de verdade!

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