Lean Startup: uma forma de minimizar as incertezas inerentes aos processos inovadores

O método lean startup ficou mundialmente conhecido por ser um modo de “empreender com pouco” e hoje já existem muitos livros e artigos que contam as histórias de empresas e empreendedores que utilizaram-se do lean startup para empreender.

Eu mesma publiquei um livro internacionalmente em 2015 (Transformando ideias em negócios lucrativos: aplicando a metodologia lean startup) que trata deste assunto de forma muito simples, para que empreendedores leigos pudessem compreender o que é e como aplicar o lean startup.

DSC04897

Porém, mas do que empreender com pouco recurso financeiro, esta metodologia proporciona uma melhor gestão de riscos nos negócios, principalmente dos que envolvem a necessidade de altos investimentos financeiros.

Como já disse em outros artigos, sim é possível empreender sem dinheiro; porém as inovações de disruptura exigem um alto investimento e possuem grandes riscos.

E após 10 anos estudando Gestão de Marketing, 7 anos estudando sobre o assunto Lean Startup, 2 anos estudando sobre Inovação e 1 ano estudando sobre Indústria 4.0, posso afirmar que o método Lean Startup não é apenas uma ferramenta administrativa que auxilia o empreendedor a tirar sua ideia do papel com pouco recurso financeiro e de tempo.PDCA x Lean Startup

O lean startup é uma forma de realizar o planejamento estratégico da empresa e gerir os riscos inerentes ao negócio, principalmente os de processos e produtos inovadores.

Não é atoa que empresas já estabelecidas tem procurado a Sýndreams para auxiliá-las na utilização desta ferramenta para desenvolvimento de clientes, planejamento estratégico e gestão de riscos nos processos de inovação.

E não só as empresas estão buscando nesta metodologia soluções de planejamento e gestão de risco, como a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) também tem olhado para as metodologias ágeis (lean startup e canvas) uma forma de auxiliar o desenvolvimento industrial do país, haja vista o programa ‘Startup – Indústria’ e seus objetivos.

O método lean startup nasceu “pequeno” (lean), para auxiliar quem estivesse começando. Mas hoje, já amadureceu e ficou grande, e é capaz de fazer muito mais do que antes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *