Inicialização enxuta: diminuindo as incertezas no processo de inovação

O método de inicialização enxuta ficou conhecido mundialmente por ser um modo de “empreender com pouco” e hoje já existem muitos livros e artigos que contam histórias de empresas e empreendedores que utilizam-se da inicialização enxuta para empreender.

A startup enxuta ficou conhecida mundialmente com Eric Ries, na publicação The Lean Startup de 2011. Eu mesma já publiquei dois (2) livros sobre o tema, “Transformando Ideias Em Negócios Lucrativos: Aplicando a Metodologia Lean Startup” (2015) e  “Planejamento Estratégico Lean” (2017), ambos publicados internacionalmente pela South Global (EUA).

Transformando ideias em negócios lucrativos: aplicando a metodologia lean startup
Planejamento estratégico lean

 

 

 

 

 

 

 

 

Contudo, mas que empreender com pouco recurso financeiro, a metodologia fornece uma melhor gestão de riscos nos negócios, principalmente dos que envolvem a necessidade de altos investimentos financeiros.

Como já apresentei em outros artigos, é possível empreender sem dinheiro; porém, algumas inovações disruptivas são realizadas com alto investimento e grandes riscos.

Depois de 12 anos estudando Gestão de Marketing, 10 anos estudando sobre Lean, sendo 8 deles dedicados exclusivamente ao Lean Startup e Lean Innovation, 4 anos estudando sobre Inovação e 3 anos estudando sobre Indústria 4.0, consigo mostrar e indicar como o método Lean Startup é uma ferramenta administrativa que ajuda o empreendedor a tirar sua ideia do papel rapidamente e com minimo recurso financeiro.

A startup enxuta é uma forma de realizar o planejamento estratégico da empresa e gerenciar os riscos inerentes ao negócio, principalmente os processos e produtos inovadores.

É por isso que as empresas já adotam essa metodologia e a Sýndreams têm auxiliado a aplicação principalmente com foco no desenvolvimento de clientes, o planejamento estratégico e a gestão de riscos nos processos de inovação.

Além de médias e pequenas, empresas grandes também já usam a startup enxuta e a inovação enxuta, como forma de desenvolver produtos inovadores, como GE, Nestlé, Votorantim e Faber Castell, por entender como esta forma pode usar um plano simples com teste de campo que usa a ação rápida e em tempo real!

Para os estudiosos sobre o assunto, em breve, teremos mais um livro “ Lean Six Sigma: Implementação de boas práticas” da organização do professor Robisom Calado , no capítulo 03 “Lean Startup: como indústrias estão desenvolvendo produtos inovadores utilizando metodologia aplicada em startups do Vale do Silício” da minha autoria combinada com o professor Celso Carrer (FZEA – USP), onde é apresentado um exemplo de empresa que usa o método de inicialização enxuta capaz de desenvolver um produto inovador de alto valor agregado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *