Por Sandra Elisabeth

O Planejamento Estratégico é um dos documentos mais importantes da empresa, já que consta o que e como a organização deverá fazer para atingir seus objetivos.

Porém, para facilitar o processo de implementação, alguns autores sugerem que o Planejamento Estratégico seja subdivido em áreas ou setores da empresa.

Cada empresa pode fazer esta definição como achar melhor, porém, para os que decidirem por esta maneira de se planejar é recomendado que tenham ao menos as seguintes subdivisões

1. Produção do produto ou serviço

2. Marketing e Vendas

3. Financeiro e Contábil

4. Recursos Humanos

Empresas maiores terão diversos departamentos e podem utilizar isto como subdivisão, mas as empresas pequenas, principalmente os MEI ou Startups iniciantes muitas vezes possuem um único colaborador ou até mesmo apenas os sócios realizam todas as atividades do negócio.

E nestes casos subdividir nestas quatro grandes áreas pode auxiliar e ser mais producente.

Recomendo para cada “subplano” o empreendedor ao menos responder aos pontos do 5W2H para fazê-lo o mais completo possível.

Finalizado, é necessário implementar e acompanhar, cada uma das subetapas do plano, para assim garantir que o proposto no Planejamento Estratégico Geral da Empresa se concretize.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *