Por Sandra Elisabeth
O portfólio de uma empresa é um dos itens mais importantes a serem definidos no planejamento estratégico, afinal, a lucratividade de qualquer negócio vem da venda de seus produtos.
A decisão sobre o que será produzido de novo e o que será mantido do portfólio antigo é muito importante, pois conforme a inovação e a tecnologia avançam é necessário atualizar o produto ou retirá-lo do mercado.
A Matriz BCG auxilia bastante na classificação dos produtos existentes na empresa, porém ela apenas não basta para tomar as decisões, é necessário que o empreendedor se atente à:
1. Selecionar as áreas que estão no nascedouro ou em questionamento para decidir, a respeito de cada uma delas, se é o caso de se investir pesado, para que elas passem a ser estrelas em um futuro previsível, o mais rapidamente possível, ou, na impossibilidade, simplesmente descartá-lá;
2. Identificar as áreas que estão na situação de estrela para continuar reinvestindo nelas o que for necessário;
3. Identificar as áreas que estão na situação de vaca leiteira para cuidar muito bem delas e extrair o melhor resultado possível, durante o maior tempo possível, com investimento mínimo, apenas para sustentação;
4. Identificar as áreas que já se tornaram ou estão se tornando abacaxis ou cão de estimação, visando ao desinvestimento e à sua liquidação.
Com esta análise feita é o momento de partir para a ação e colocar o plano de portfólio em prática!
É muito importante ressaltar que é necessário manter peças de reposição e atendimento ao cliente para os produtos e serviços que serão descontinuados pela empresa , pelo menos durante o tempo que durar a garantia do último produto entregue ao cliente final, para evitar possíveis problemas entre clientes insatisfeitos e a empresa.