Por Sandra Elisabeth

Vivemos no mundo do constante movimento! O que era certo ontem hoje já está errado e é substituído por uma nova teoria.

Este movimento todo trás diversas dificuldades para o planejamento estratégico de uma empresa, principalmente porque os planos são geralmente estáticos, estudados e baseados em uma possibilidade de futuro, que caso não exista, o planejamento deixará de fazer sentido para a empresa.

Ora, se as mudanças são tantas, como fazer o planejamento estratégico? E mais, como elaborar um plano que sirva de embasamento para tomadas de decisões diárias, mantendo-o como uma ferramenta confiável de controle?

Eu gostaria de dizer que é simples, mas não é bem assim! A melhor saída nestes casos é realizar uma Análise de Ambiente ampla e de curto prazo.

É isso mesmo, CURTO PRAZO!

O empreendedor precisa analisar e observar todo o ambiente em sua volta, verificar quais são as oportunidades e identificar as ameaças, para os próximos seis (6) meses, e quando o tempo acabar, fazer uma nova análise.

Foi-se o tempo do plano de negócios para cinco (5) anos e deu-se lugar para as metas de longo prazo, subdivididas em pequenas metas de curto e médio prazo, com planejamentos específicos para cada uma delas.

Uma Análise de Ambiente bem feita estuda e observa o que está acontecendo na economia do país, do continente, dos parceiros comerciais do país e do mundo. E a mesma regra vale para a análise de todas as outras variáveis: social, ambiental, política, legal, tecnológico, cultural e demográfico.

Esta expansão da análise auxilia os empreendedores a compreenderem o que poderá impactar o empreendimento nos próximos meses e já deixar o planejamento estratégico pronto para isto.

É claro que nem tudo é 100% previsível, mas este será assunto de um outro artigo!

Nos atentemos que além de olhar para fora da empresa, para as variáveis que não podemos controlar, é importante conhecer bem os clientes, os concorrentes, os fornecedores e as regras às quais a empresa deverá se submeter e claro, saber o que acontece dentro na empresa, em sua linha de produção, com suas vendas, finanças e também com seus colaboradores.

Todas as informações colhidas durante a Análise de Ambiente podem ser apresentadas em formato de Análise SWOT, onde as variáveis externas, as quais a empresa não tem controle, são classificadas em oportunidades ou ameaças e as variáveis internas, as quais a empresa tem controle, são classificadas como pontos fortes e fracos.

O mais importante nesta análise é observar que tudo o que é externo à empresa impacta à todos no mercado, inclusive os concorrentes! Isto significa que o maior esforço deverá ser para aproveitar as oportunidades e não diminuir as ameaças!

Entenda que conhecer as ameaças é importantes, mas gastar tempo e recurso tentando neutralizar as ameaças pode ser prejudicial, já que outros poderão estar investindo em formas de se aproveitar as oportunidades primeiro.

Quando se trata dos pontos fracos, é necessário verificar o que dá para ser feito e o que ainda não é possível fazer! Resolver os problemas internos de uma empresa é muito importante, porém, mais importante é manter a empresa faturando e para isso será necessário utilizar todos os pontos fortes em prol do aproveitamento das oportunidades.

Ao finalizar uma Análise de Ambiente, todas as informações são enviadas para o planejamento estratégico que as utilizará como embasamento para a definição das ações a serem feitas pela empresa.

E o mais importante, uma Análise de Ambiente nunca está finalizada, ela deve ser revisada a cada seis (6) meses, lembra?! Portanto, assim que finalizamos uma análise iniciamos uma outra, até para saber se o que foi realizado ainda está válido no mercado.

Deixo aqui a indicação de um outro artigo sobre o assunto, que explica o passo a passo para a elaboração da Análise SWOT e como interpretá-la corretamente: http://sandraelisabeth.com.br/descobrindo-oportunidades-usando-a-analise-de-ambiente/

Lembrem-se que independente do modelo de planejamento que estejam executando, conhecer o mercado é essencial para o sucesso de qualquer negócio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *