Trilha Business Model Canvas: Atividades Chaves

As “Atividades Chaves” referem-se ao que devemos Saber e ao que devemos Fazer para que a proposta de valor seja entregue ao cliente.

Para quem está iniciando o seu empreendimento as ações principais estão relacionadas as vendas e a gestão de entregas do produto e serviço que está produzindo.

Dentro da ação de vendas estão: planejar as vendas, procurar indicações de novos clientes, realizar as visitas de vendas, preparar as informações e apresentações de vendas para o site e redes sociais, elaborar texto para superar objeções de compra, entre outros.

Já relacionado á gestão de entregas, podemos citar redigir e enviar os pedidos, controlar as devoluções, administrar os problemas de entrega e ainda localizar pedidos extraviados. É claro que nenhum empreendedor deseja que alguns destes problemas aconteçam, porém é importante saber que estas atividades são chaves em qualquer empreendimento.

Antes de começar a operação de fabricação e vendas é necessário que o empreendedor teste as máquinas e equipamentos da empresa, supervisione a instalação de tudo na empresa e treine os colaboradores. Não se esquecendo de após a empresa estar em pleno funcionamento é necessário ainda supervisionar os reparos e realizar as manutenções preventivas e corretivas.

Algumas atividades administrativas também são essenciais a qualquer empreendimento, tais como manter o relacionamento com o cliente, de acordo com o previsto Canvas, controlar o crédito dos clientes, realizar as cobranças, fazer o pagamento das contas, emissão de notas fiscais, pagamento de colaboradores e controles contábeis da empresa.

Após a inserção das atividades comuns a todos os negócios, é importante que o empreendedor insira as ações que são exclusivas de seu empreendimento, de acordo com o Canvas.

Para isto, é necessário analisar os itens presentes nos seguintes quadrantes do Canvas: Proposta de Valor; Canais; Relacionamento com Clientes e Fontes de Receitas.

Se na proposta de valor o cliente irá comprar um produto é importante definir nas Atividades Chaves se a empresa irá produzir ou comprar de terceiros.

Para a empresa que for produzir, é importantes constar como atividade a produção do produto, bem como a gestão de qualidade deste. Se resolver comprar de terceiros, a ação será realizar as compras seguindo um padrão de qualidade definido pela empresa, ou seja, definir o padrão de qualidade aceito passa a ser uma atividade importante.

Caso as vendas ocorram também de maneira online, acompanhar as vendas e manter o site atualizado passa a ser uma atividade chave!

Em serviços especializados, como os de engenharia, medicina, gastronomia, moda, etc. em que o conhecimento técnico seja importante para o atendimento da proposta de valor, deve-se considerar também manter-se atualizado como uma atividade chave!

Estas ações, atividades, tarefas que são inseridas no Canvas devem ser as mais importantes, as que não podem deixar de serem feitas sob nenhuma hipótese.

Em resumo, este campo do Canvas, Atividade Chave, é uma lista do que o empreendedor precisa saber e fazer para tirar a ideia do papel!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *