Por Sandra Elisabeth

Fonte da Imagem: Gerado com IA ∙ 2 de agosto de 2024 às 6:05 PM

A principal relação entre conhecimento e desempenho organizacional é que quanto mais conhecimento houver, melhor será o desempenho de uma empresa!

E o motivo é bem simples, o desempenho é o resultado do trabalho da equipe, que será melhorado sempre que esta tiver qualificação e informação suficientes para a tomada de decisão.

Ambos, qualificação e informação, requerem conhecimento!

Para qualificar um colaborador é necessário treiná-lo, desenvolvê-lo, fornecer informações sobre como realizar determinada tarefa, muni-lo de conhecimento para negociar com clientes, capacitá-lo para realizar o trabalho na empresa.

As informações podem vir de fora ou de dentro da empresa, e requerem uma análise crítica de dados internos e externos para que se tornem úteis à tomada de decisão, afinal, informação gera conhecimento.

O desempenho organizacional pode ser desdobrado, principalmente em:

  • Desempenho financeiro: resultado da estratégia da área financeira,
  • Desempenho mercadológico: resultado da estratégia da área de marketing,
  • Desempenho produtivo: resultado da estratégia da área industrial
  • Desempenho humano: resultado da estratégia da área de gestão de pessoas

A palavra desempenho significa realização, posta em marcha, ou seja, tornar real o que antes era idealizado, planejado ou almejado, é a realização do trabalho previamente planejado, organizado e liderado, para então ser avaliado de acordo com determinados padrões ou indicadores.

Para que se obtenha o desempenho esperado é necessário, portanto, que as empresas especifiquem em suas estratégias o que será considerado como “bom desempenho”.

A gestão do desempenho organizacional é decidida, organizada e liderada pelos líderes do nível estratégico, no nível tático as decisões dos líderes são transformadas em planos e ações e no nível operacional os executivos lideram as equipes de colaboradores incumbidas da execução das atividades e tarefas necessárias ao alcance dos múltiplos objetivos organizacionais, sejam eles estratégicos, táticos ou operacionais.