Porque planejar o SEU futuro?

Simples, porque se você não planeja seu futuro, outros o farão! Para você; por você; ou pior: contra você! Assim, o melhor a fazer é você mesmo planejar seu futuro!

Talvez você ache difícil alguém planejar contra o seu futuro, porém seus concorrentes no mercado de trabalho estão pensando a todo momento como conseguir aquele cargo que você almeja, o que fazer para ter um aumento de salário antes de você e até mesmo como fazer para que você seja demitido e assumam o seu lugar!

empregabilidade1

Por isso você deve planejar, saber o caminho que vai trilhar para alcançar os seus objetivos.

O inicio do planejamento pessoal começa com o seu autoconhecimento:

  • Conhecimento do que posso fazer: refere-se ao que o indivíduo sabe que é possível fazer, caso ele queira ter possibilidades razoáveis de êxito, e ao que é melhor evitar. É uma forma de autoconhecimento que impede a sub/superestimação das próprias capacidades.
  • Conhecimento do que sei: em particular, do que entendo.
  • Conhecimento de quem sou e de quem desejo ser: desenha a base da personalidade e da identidade do indivíduo.

Após se autoconhecer, você precisa estipular quais são suas metas, seus objetivos e então descrever o que irá fazer para alcançar cada uma delas.

Nesse período de crise em que estamos passando, você provavelmente conhece alguém que recebeu uma promoção na empresa ou encontrou um emprego melhor! Daí você pensa: Que ‘cara de sorte’… Eu diria que não é sorte é planejamento!

alteraçãoEsse ‘cara de sorte’ tem o que chamamos de empregabilidade, que é a condição de uma pessoa se manter sempre empregada e constantemente procurada e convidada pelas organizações do mercado.

Para se manter com uma alta empregabilidade é necessário fazer a gestão da própria carreira assumindo totalmente a responsabilidade de se atualizar e reciclar constantemente.

E para melhorar a própria empregabilidade é recomendado que o profissional de qualquer nível deva:

  1. Utilizar critérios adequados de auto avaliação permanente.
  2. Plugar-se na identificação contínua de oportunidades na empresa e fora dela.
  3. Estabelecer objetivos de carreira e um planejamento estratégico para alcançá-los.

Então, comece agora a fazer o seu planejamento estratégico. Quais são suas metas, seus objetivos? Você deseja se tornar um empreendedor de sucesso? Um CEO de uma multinacional? Não importa o tamanho de seus sonhos, para alcança-los é necessário planejar o COMO chegar lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *