Vivemos hoje no “mundo das startups”. Me parece que todos desejam ter uma startup, e as vezes nem entendem bem o que isso significa!

Pois bem, uma startup é uma instituição projetada para criar novos produtos ou serviços sob condições de extrema incerteza. Seu objetivo é descobrir a coisa certa a se criar e que o cliente estará disposto a pagar para ter (RIES, 2012).

Agora, como saber a coisa certa a se criar? Como saber onde o cliente estará? Como convencer o cliente a comprar seu produto? Como descobrir quanto o cliente deseja pagar? Simples: observando o mercado e planejando as estratégias.

E por isso devemos planejar, para que os outros não planejem antes de nós ou pior: contra nós!

Lembrando que o planejamento não vale apenas para quem vai começar um empreendimento, mas também para quem já tem um negócio em andamento!

Independente de em qual momento você esteja com seu negócio, atente-se para os principais desafios que encontrará ao fazer o seu planejamento:

Primeiro: PERCEPÇÃO

percepção 01

Observe a figura anterior. O que você vê? Um casal de idosos abraçados ou um homem tocando violão junto com uma mulher que segura algo em sua cabeça? Se existe uma “figura certa”? Claro que não, tudo depende da sua percepção. E é também assim com o planejamento e a análise do ambiente em que você está inserido. O que pode lhe parecer uma ameaça, pode ser interpretada como uma oportunidade para outro, depende da percepção de cada um!

Segundo: MUDANÇAS ESTRATÉGICAS

Todo mundo sabe que as coisas têm mudado muito, muito rápido. E acompanhar estas mudanças também é um desafio. Um exemplo muito simples é o recente caso dos Extintores nos carros. Até final de 2015 era obrigatório ter Extintores no carro, a partir de Janeiro de 2016 passaria ser obrigatório o Extintor tipo ABC no carro e antes do mês de maio de 2016 já não era mais obrigatório nenhum Extintor no carro!

E aí, alguém conseguiria acompanhar tantas mudanças? Imaginem as fabricantes de extintores que estavam se preparando para uma grande demanda… e agora? Bom, agora é amargar o possível prejuízo!

E caros leitores, isso acontece com muito mais frequência do que vocês imaginam. Esse caso foi a público porque envolvia nós, pessoas comuns, porém existem regras que se alteram todos os dias e as empresas precisam se preparar para as mudanças de regras no meio do jogo!

Terceiro: OBSTÁCULOS CULTURAIS

Além de tudo o que já mencionamos; a cultura organizacional também pode ser um desafio a ser enfrentado por quem está fazendo o planejamento estratégico. Isto porque, para acompanhar as mudanças de mercado (item anterior) é necessário que se mude a forma de fazer as coisas e infelizmente as pessoas não gostam de mudanças, como já vimos em outros artigos.

Assim, muitas vezes as empresas acabam fazendo sempre a mesma coisa, do mesmo jeito, pois tem a sensação de que “em time que se está ganhando não se mexe”. A pergunta é: está ganhando ou vivendo das vitórias do passado? Qualquer semelhança com o que ocorre com nossa seleção brasileira hexacampeã não é apenas mera coincidência. Ainda queremos ganhar o jogo com apenas 1 grande jogador favorito!

Quarto: OBSTÁCULOS ORGANIZACIONAIS

Após passar por tantos desafios, que nem sempre estão diretamente relacionados com a administração das empresas, muitas delas acabam criando novos obstáculos, como por exemplo, a burocracia interna. Quantas vezes você teve uma ótima ideia para melhorar algo e preferiu “deixar quieto” por causa da dificuldade que seria ‘contar sua ideia’ para um superior? E quantas vezes nos perguntamos: “porque tem que ser tão complicado fazer isso?”. Pois bem, porque algumas empresas parecem “gostar” da burocracia.

Sei que vivemos em um país bem burocrático, porém não precisamos copiar os procedimentos dos órgãos públicos em nossas empresas, afinal nossas empresas são privadas e de nossa responsabilidade, porque complicar quando dá para simplificar?

Quinto: OBSTÁCULOS GERENCIAIS

incentiver inovaçãoE, quando o mais difícil não é o mercado e nem a própria organização, é o gerente, diretor! Quantas vezes ouvimos um ‘NÃO’, simplesmente por medo do alto escalão em algo dar errado, e aí não fazemos nada diferente, NUNCA. Ou pior, ouvimos um ‘SIM’ para cada coisa nova que aparece no mercado e aí não conseguimos fazer nada acontecer, porque são tantas demandas diferentes que tudo parece apenas ‘patinar’ e nada ‘anda’ de verdade.

São dois extremos do que seria um “gerente ideal”, mas a prática diz que apesar do ideal ser um equilíbrio entre o muito arriscado e o cuidadoso, vivemos em um mundo dos extremos. Garanto que muitos de vocês conhecem pessoas que se enquadram nos dois exemplos acima.

Apensar de ser difícil planejar, é necessário. Precisamos apenas tomar cuidado e vencer os principais obstáculos que nos impedem de fazer um bom planejamento estratégico. Vencido isso, estamos mais próximos do sucesso!

 

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