Mais sobre oportunidade

É interessante falar sobre OPORTUNIDADES. O que é oportunidade?

Segundo o dicionário oportunidade é um substantivo feminino que significa 1.qualidade, caráter do que é oportuno. 2. ocasião azada; circunstância oportuna, favorável para a realização de algo; ensejo.

Alguns empreendedores acreditam em SORTE! Mais o que é a sorte senão o encontro do preparo com a oportunidade!

Bom, se a “sorte” também tem a ver com oportunidade, entende-se que não podemos desperdiçar as oportunidades para não dispensar a sorte, correto? Parece que para alguns empreendedores a história não é bem assim…

Tenho acompanhado algumas startups e seus “CEO’s” e ouço alguns deles falando que “fulano teve sorte, encontrou um grande investidor eu não consigo encontrar ninguém que queira investir no meu projeto….”. Ninguém diz: “Como ele trabalhou duro, quantas apresentações ele fez até que finalmente conseguiu!”.

preparado

Tem também os que reclamam de tudo: se não são selecionados para apresentar seu projeto à uma banca de investidores – reclamam porque tem o melhor produto do mundo e ninguém vê isso! Se são selecionados – reclamam que precisam sair da zona de conforto, ir até o investidor, fazer a apresentação em 3 minutos e ainda conversar com as pessoas….. que coisa chata!

Bom, se você é daqueles que acha que só os outros tem sorte e/ou reclama de tudo VOCÊ NUNCA VAI TER SUCESSO!

Sabe por que?

Porque só tem sucesso quem trabalha muito para conseguir. E trabalhar muito não significa apenas passar 24 horas por dia desenvolvendo e melhorando o produto. Esta é a parte mais fácil (por mais tecnológico que o seu produto seja). A parte mais difícil é conseguir enxergar as oportunidades; e não só as de mercado (que são iguais para todas as pessoas), mas principalmente as que envolvem o seu negócio, o seu conhecimento, você!

Participar de uma reunião empresarial em uma associação ou entidade é uma grande oportunidade de conhecer novos clientes, fornecedores, parceiros e quem sabe investidores, afinal empresários costumam ter dinheiro!

Poder apresentar sua ideia para um empresário conhecido mundialmente é mais do que uma grande oportunidade é pelo que você deve trabalhar todos os dias! Talvez esse empresário não queira investir em você ou comprar seu produto, mas ele é uma pessoal internacional… você não sabe quem ele conhece ou ainda vai conhecer!

As vezes os seus contatos de hoje não te gerem o resultado esperado, porém amanhã ou depois você acaba recebendo uma ligação que começa com a seguinte frase: “Não sei se você lembra de mim, mas nos encontramos naquele almoço…. “ e aí vem a sua ‘sorte’ “…tenho um amigo que me disse que precisava de um produto X e me lembrei de você!”.

Será que foi sorte você ter escolhido ir à esse almoço que tomou quase o dia inteiro, que te gerou um “custo” (eu prefiro investimento) ou foi sua escolha que proporcionou sua ida até lá e esta ligação algum tempo depois?

Eu prefiro acreditar em oportunidade aproveitada e não em sorte!

Portanto, aproveite as suas oportunidades, saia da sua zona de conforto, conte para o mundo o que você faz! Trabalhe duro e pare de reclamar. Ninguém gosta de pessoas que só reclamam e muito menos de empreendedores que só reclamam. Pense nisso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *