É interessante o quanto alguns empreendedores se preocupam em ampliar a propaganda de seus produtos e serviços. Eles imaginam que a consequência lógica disto é o aumento das vendas, do faturamento e do lucro!
Digo “imaginam”, porque nem sempre aumentar os investimentos na comunicação do negócio trazem estes resultados. Pense no pior restaurante que você já visitou. Qual a probabilidade de almoçar nele novamente? Pouca, nenhuma… E se este mesmo restaurante passasse a fazer propaganda na TV em horário nobre, você passaria a almoçar nele de novo? Acredito que não!
Observe que em um curto espaço de tempo este restaurante poderá até receber um grande números de clientes, mas se ele não mudar o atendimento, a higiene, a qualidade, etc. estes ‘novos clientes’ também não voltarão mais!
Entendem o porquê a propaganda (pura e simples) não resolve a falta de clientes?
Nestes casos, o mais adequado é utilizar corretamente as estratégias de marketing (lembrem-se dos 4 P’s: produto, preço, promoção, praça) seguindo o passo a passo do processo de marketing, proposto por Kotler (2014):
- Entender o mercado e as necessidades e os desejos dos clientes
Qualquer semelhança com a formulação do Canvas não é mera coincidência! Saber quem é o seu cliente e o que ele compra ajuda a formatar a estratégia mais adequada e que irá atingir as metas e objetivos esperados.
- Elaborar uma estratégia de marketing orientada para o cliente
De nada adianta saber quem é o seu cliente se a estratégia desenhada não se encaixa com as necessidades e desejos dos clientes! Se seu cliente busca por qualidade, tenha um produto de qualidade (não apenas ‘diga’ que tem).
- Desenvolver um programa de marketing que proporcione valor superior
Significa que não adianta simplesmente copiar o que seu concorrente faz! É preciso ir além e atender com exatidão o que o cliente espera.
- Construir relacionamentos lucrativos e criar a satisfação do cliente
Parece lógico, mas nem sempre é! Oferecer produtos para teste ou gratuitos com o intuito de cobrar depois não é inteligente. O cliente se sente enganado. O melhor é desde o inicio estabelecer os critérios de precificação adequados para a empresa e cliente.
- Capturar valor dos clientes para criar lucros e valor do cliente
O processo de marketing é um ciclo contínuo. Toda a resposta que se tem deve-se usar para melhorar a estratégia e ampliar os resultados.
Nem é tão difícil assim!
Acho que o mais complicado tem sido convencer os empreendedores que marketing é muito mais que propaganda e envolve a empresa como um todo!