Por Sandra Elisabeth
Uma empresa pode desenvolver inúmeras estratégias, sempre dependendo dos objetivos traçados; alguns querem aumentar a demanda, outras o faturamento, algumas querem inaugurar uma nova planta, tem as que desejam entrar na lista de melhores empresas para trabalhar, internacionalizar o produto, enfim, perceba que a estratégia terá total ligação com o objetivo da empresa naquele período.
É claro que as empresas possuem mais de um objetivo e assim será necessário um plano mais alinhado para cada um deles.
Quando a empresa deseja, por exemplo, ampliar mercado e aumentar as vendas é possível utilizar estratégias de diversificação, decidindo se haverá desenvolvimento de novos produtos, se a estratégia será de penetração de mercado, de desenvolvimento de novos mercados ou ainda uma diversificação total, com inovações.
Uma ferramenta possível para facilitar o desenvolvimento desta estratégia é a Matriz de Ansoff.
Já quando a meta é expandir ou internacionalizar, é importante se atentar à busca de complementariedade tecnológica com outras empresas já estabelecidas no país onde se deseja chegar, desenvolvendo parcerias, participando de redes e ainda compreender como funciona o sistema de transporte do país.
Para os que desejam melhorar a relação com o cliente é necessário ter na estratégia a forma de como o cliente será ouvido, como encantar e surpreender o cliente e também criar as formas de atende-los para que isto aconteça.
Há ainda as que buscam melhorar a qualidade dos produtos, e para isto é necessário definir o que é qualidade para a empresa, qual a porcentagem possível de erro, identificar quem são os melhores do setor e saber o que estão fazendo, ou seja, fazer um benchmark, e claro identificar os responsáveis por garantir a qualidade.
Ou seja, para cada meta e objetivo é necessário desenvolver uma estratégia com dados, informações e planos específicos para que fique prático e de fácil implementação!