Preciso de dinheiro para empreender?

Recentemente um aluno me abordou afirmando que tinha muita vontade de empreender, porém que os investimentos iniciais eram muito altos e que isso o impedia de seguir em frente!

Este é mais um dos paradigmas existentes sobre empreender. Quem disse que precisamos ser milionários para construirmos uma empresa de sucesso?

dinheiro 3

Veja a história dos grandes empreendedores: Henry Ford não era milionário, porém foi o primeiro a pensar na linha de produção e produção em massa, e hoje todos conhecemos sua empresa a Ford Motors.

Muitos vão dizer que essa é a exceção, eu digo que essa é a regra.

Conheço muitas histórias de empreendedores que começaram do zero, ou do menos um… Pessoas que começaram a empreender quando perderam o emprego e não tinham dinheiro para investir.

Eu moro no interior de São Paulo, na região de Americana, um dos maiores polos têxteis do país. Na década de 90 vi muitas tecelagens fecharem devido a importação, porém vi muitos ex-funcionários, que foram mandados embora, muitos sem receber nenhum tostão (devido a situação das empresas), construírem grandes confecções e marcas de moda!

Talvez porque estes empreendedores não saíram na capa da Forbes Americana os mais jovens ainda acreditam que para começar um negócio é preciso ter dinheiro, e muito!

empreendedor 1

Concordo que estas pessoas não ficaram bilionárias ou milionárias, mas realizaram algo muito importante para elas e para a cidade onde vivem. Geram emprego, renda, pagam impostos e vivem do que construíram com muito trabalho, suor e INOVAÇÃO.

Então, para quem acredita que para empreender precisa-se de dinheiro afirmo que a experiência tem mostrado que na verdade é necessário conhecimento para inovar.

Estude, conheça seu mercado, desenvolva um bom modelo de negócios, tenha algo inovador para oferecer, acompanhe o crescimento do seu mercado… e quando você validar sua ideia, se ainda achar necessário busque um investidor anjo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *