Por Sandra Elisabeth

Vivemos em um mundo em constante mudança, com inovações cada vez mais disruptivas e rápidas acontecendo, e as empresas precisam acompanhar e, preferencialmente, manter-se a frente de tudo isto!

Em um cenário dinâmico como este, a competência das equipes tem se tornado um diferencial competitivo importante e, talvez, o único que não se pode copiar tão rapidamente.

Partindo do pressuposto que o recurso financeiro está disponível, é possível copiar qualquer máquina e equipamento ou comprar a mesma matéria prima e insumos que o concorrente; e quanto mais IA se usar, mais fácil se torna o processo de repetir o que o outro faz.

Porém, cada pessoa é única, e tem uma variedade de competências, habilidades e atitudes, que em uma equipe de alta performance desenvolve uma sinergia que é mais difícil (ou quase impossível) de ser copiada.

São estas pessoas que irão usar as máquinas, equipamentos, matérias primas e insumos de uma forma específica, com uma estratégia de negócios diferente, que tornará a empresa mais ou menos competitiva que suas concorrentes.

O capital humano das organizações é composto de pessoas, que vão desde o mais simples operário ao seu principal executivo, sendo também o principal diferencial competitivo das empresas bem-sucedidas.

Porém, para se conseguir isso é vital o intenso treinamento e a preparação dos colaboradores membros destas equipes.

O treinamento é considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para que elas se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais e se tornar cada vez mais valiosas.

Pelo treinamento e pelo desenvolvimento de pessoas, cada um pode assimilar informações, aprender habilidades, desenvolver atitudes e comportamentos diferentes, desenvolver conceitos abstratos e, sobretudo, construir competências individuais.

Aprender significa adquirir destreza, mudando comportamentos; desenvolver novos saberes com a incorporação de novos hábitos e melhorar as atitudes, atingindo assim uma maior competência!

As capacitações realizadas pelas empresas precisam gerar mudanças em sua força de trabalho, aumentando o conhecimento das pessoas através da transmissão de informações; desenvolvendo habilidades e atitudes e criando competências individuais e coletivas.

O treinamento focado em competências, baseia-se principalmente na lacuna existente entre as competências disponíveis e existentes e as competências necessárias à organização, que são medidas através dos gaps de competências, ou seja, pelos indicadores de necessidades de treinamento.

Os gerentes e diretores das empresas, precisam estar atentos, e não treinar e capacitar apenas para uma função específica, é necessário compreender que as competências precisam ser desenvolvidas para que a equipe final seja de alta performance.