Por Sandra Elisabeth

No livro “A Bíblia da Inovação”, de Philip Kotler e Fernando Trías de Bes, o Sistema Total de Inovação é apresentado como uma abordagem abrangente para a gestão da inovação dentro das empresas, integrando todas as áreas e processos organizacionais para fomentar uma cultura de inovação contínua e sustentável.

Sistema Total de Inovação. Fonte: Kotler e Trías de Bes, 2012

Os autores destacam que os principais componentes do Sistema Total de Inovação, representado na figura acima, são:

  • Cultura de Inovação: Promover um ambiente onde a criatividade e a inovação são incentivadas e valorizadas em todos os níveis da empresa.
  • Processos de Inovação: Estruturar processos claros e eficientes para a geração, seleção e implementação de novas ideias.
  • Gestão de Ideias: Coletar, avaliar e priorizar ideias de diferentes fontes, tanto internas quanto externas.
  • Execução Rápida: Implementar as ideias selecionadas de forma ágil para responder rapidamente às mudanças do mercado.
  • Alinhamento Estratégico: Garantir que todas as iniciativas de inovação estejam alinhadas com a estratégia geral da empresa.
  • Medição e Aprendizado: Monitorar os resultados das iniciativas de inovação e aprender continuamente com as experiências para melhorar os processos futuros.

Para apoiar a criatividade, que é central no processo de desenvolvimento da inovação, é fundamental que a equipe esteja motivada a inovar, possua pensamento criativo e tenha expertise para transformar ideias em inovações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *