Por Sandra Elisabeth

Estamos vivendo um paradoxo, onde as empresas só conseguem lucrar se forem eficientes, aplicando regras de acordo com seus planos e evitando, na medida do possível, tudo o que for impossível de ser explicado.

Essa abordagem garante lucros no curto prazo, mas, a longo prazo, apenas as empresas que se adaptam às mudanças e trazem inovação ao seu setor e mercado conseguem se manter.

Nas empresas mais inovadoras, as pessoas designadas para tarefas específicas de inovação são removidas parcial ou totalmente das operações diárias, permitindo que se concentrem exclusivamente em inovar.

Uma empresa é considerada inovadora quando combina processos de inovação independentes e os executa regularmente e a inovação contínua é a soma desses projetos.

Os estágios ou fases de um processo de inovação devem resultar da interação dos envolvidos com cada inovação, dependendo dos objetivos e da natureza do projeto, requerendo um processo e uma sequência próprios.

Por exemplo, os estágios para aprimorar um motor são diferentes dos necessários para melhorar a qualidade de um tecido.

As fases ou estágios de um processo de inovação não podem ser predeterminados, mas devem emergir da intenção de um conjunto de funções ou papéis desempenhados por certos indivíduos.

Funções essenciais para a inovação

Para inovar, a empresa deve definir as seguintes funções:

  • Ativadores: Iniciam o processo de inovação.
  • Buscadores: Especialistas em busca de informação.
  • Criadores: Produzem ideias para o grupo.
  • Desenvolvedores: Transformam ideias em produtos e serviços.
  • Executores: Cuidam da implementação e execução.
  • Facilitadores: Aprovam novos itens de despesa e o investimento necessário.
Gestão da Inovação com Modelo A-F. Fonte: Kotler e Trías de Bes

Com essas funções bem definidas e uma abordagem flexível, as empresas podem navegar pelo paradoxo da eficiência e inovação, garantindo sua sustentabilidade e sucesso a longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *